Blog em Construção

PRINCIPAIS PRINCIPIOS ATIVOS:

Princípio ativo são componentes químicos que conferem às plantas Medicinais, atividade terapêutica. Distribuem-se pelos diferentes órgãos das plantas de forma desigual, em função da especialização das células. Essa distribuição, em alguns casos, pode ocorrer em todas as partes das plantas (em algumas espécies) e em outras não.
Segundo sua natureza química, classificam-se em vários grupos: Glicídeos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas, Minerais, Alcalóides, Glicosídeos, Essências e Resinas, Ácidos Orgânicos, Taninos.

ÁCIDOS ORGÂNICOS:
Encontram-se nas plantas uma grande quantidade, concentrados principalmente nos frutos. São eles: Cítrico, Málico e Tartárico, Salicílico, Oxálico e Ácidos Graxos. Os ácidos Cítrico, Málico e Tartárico são abundantes nos frutos e bagas, embora sua concentração diminua à medida que amadurecem. Eles diminuem o número de bactérias causadoras das cáries e infeção bucal porque fazem aumentar a produção de saliva limpando a cavidade bucal.

ÁCIDO SALICÍLICO - é um ácido tipo fenólico que exerce três funções principais: antiinflamatória, analgésica e antipirética. Como exemplo, temos o amor-perfeito, a calêndula, a macieira, e o morangueiro dentre outros.
ÁCIDO OXÁLICO - Normalmente está associado ao potássio e ao cálcio, com os quais forma sais minerais. É abundante nas folhas verdes. Ácidos Graxos - São, juntamente com a glicerina, o principal componente das gorduras. Dentre eles podemos citar:
ÁCIDOS LINOLEICO E LINOLÊNICO - chamados de essenciais, visto que o nosso organismo não é capaz de produzir por si mesmo. São encontrados no abacate, na espirulina e na nogueira, dentre outros.

ÁCIDO OLEICO - é um ácido monoinsaturado, principal componente do azeite de oliva, que contribui para regular o nível de colesterol.

HIDRATOS DE CARBONO (carboidratos): Também conhecidos como glicosídeos, são substâncias compostas de hidrogênio, oxigêncio e carbono. São muito abundantes nos vegetais. Os mais importantes são:

ÁÇÚCARES
- São hidratos de carbono simples, solúveis em água e de sabor doce. Os mais comuns são a glicose, a frutose (monosacarídeos) e a sacarose (dissacarídeo). São encontrados principalmente nos frutos. Os mais ricos em açúcares aqui descritos são: arandos, caimito, cerejas, framboesas, morangos, graviola, figos, ananás, uvas e amoras. Os caules da cana-de-açúcar são muito ricos em sacarose.
AMIDOS - É o mais representativo dentre os glicídeos. A maior parte das plantas produz amidos como substância de reserva nas raízes e sementes. São: Energéticos - as enzimas digestivas rompem as moléculas de amido para liberar a glicose, que é o combustível mais importante para nossas células. Emolientes - tem ação suavizante e antiinflamatória sobre a pele e as mucosas.

CELULOSE - é uma fibra vegetal insolúvel. É o hidrato de carbono mais abundante nos vegetais.

MUCILAGENS - de consistência gelatinosa, tem a propriedade de reter água, inchando e aumentando de volume. As mucilagens lubrificam e protegem a camada mucosa de todo o tubo digestivo, que reveste o seu interior desde a boca até o ânus. São emolientes, antiinflamatórios e ligeiramente laxantes. São úteis em todas as afecções inflamatórias do aparelho digestivo: esofagite, gastrite, úlcera gastroduodenal, colite, proctite, fissuras anais e hemorróida. Combate a obesidade visto que ao ingerir mucilagens com água, estas aumentam o volume do bolo alimentar no estômago produzindo sensação de saciedade. São Emolientes e antiinflamatórias, quando aplicadas sobre a pele. Antitussígenas em caso de laringite ou traqueíte, suavizam as mucosas acalmando a tosse.

PECTINA - É um glicídeo que não é absorvido no intestino, mas que atua localmente como lubrificante e suavizante para a passagem das fezes, da mesma forma que fazem as mucilagens ou fibras vegetais.

INULINA - É formada por cadeias de moléculas de frutose, ao invés de glicose como o amido. Encontra-se sobretudo nas raízes, como material de reserva (alcachofra, bardana, chicória, confrei, dente-de-leão, equinácia). A inulina transforma-se em frutose durante a digestão.

MINERAIS:
É o que sobra após a queima de uma planta seca. Os minerais mais importantes para o ser humano e que se encontram nas plantas são:

CALCIO
É indispensável para a formação dos ossos, intervindo nas funções do coração e do sistema nervoso. Ex.: alfafa, aveia, cebola, gergelim, goiaba, maçã, nozes, sete-sangrias, dentre outras.

FÓSFORO - também intervém no sistema nervoso e na composição dos ossos. É encontrado na alfafa, aveia, cebola, cenoura, alforfa, gergelim, goiaba, maçã, nozes.

FERRO - é imprescindível para a produção de sangue. Abunda em abacate, agrião, cereja, espirulina, gergelim, goiaba, maçã, uva.

MAGNÉSIO - cumpre importante função no sangue e nos ossos. É encontrado em cebola, couve, gergelim, maçã, tilia.

POTÁSSIO - é um diurético muito seguro. Encontra-se na alcachofra, cardo-penteador, cavalinha, cebola, cenoura, cereja, limão, parietária, uva.

SILÍCIO - contribui para a elasticidade e a beleza da pele e para a força do cabelo e das unhas. Encontra-se na cavalinha, no cardo-penteador, na grama, na sete-sangrias.

IODO - o iodo é imprescindível para o desenvolvimento do sistema nervoso e para o funcionamento da glândula tireóide.

ÓLIGOELEMENTOS - são minerais (enxofre, cobre, zinco, manganês, etc.) que se encontram nas plantas e também no nosso organismo, em pequeniníssimas quantidades. Atual como biocatalisadores de determinadas reações químicas que ocorrem nos seres vivos.

VITAMINAS:
São substâncias de natureza química muito variada que atuam como biocatalisadores de numerosas reações químicas e não podem ser produzidas pelo nosso organismo, consequentemente, têm de ser ingeridas com regularidade. As principais são:

Provitamina A (caroteno) agrião, alfafa, cacau, cenoura, cereja, framboesa, sementes de girassol, goiaba, maçã, mamão;
Vitaminas do grupo B abacate, aipo, aveia, cacau, cereja, dente-de-leão, espirulina, gergelim, ginseng, sementes de girassol, morango;
Vitamina C beldroega, couve, framboesa, goiaba, laranja, limão são boas fontes de vitamina C.
Vitamina E agrião, espirulina, girassol, milho, gergelim.
Vitamina P alfafa, aspargo, laranja etc.

LIPÍDEOS OU GORDURAS:
São substâncias cujas moléculas formam-se pela união da glicerina ou outros álcoois com diferentes ácidos graxos. As plantas produzem-nos a partir dos hidratos de carbono, como substâncias de reserva energética. São usados por sua propriedade nutritivas e energéticas e também por sua ação suavizante e emoliente. São ricos em lipídios: abacate, aveia, avelãs, azeitonas, cacau, espirulina, gérmen de trigo, sementes de girassol, as nozes.

ÓLEOS - São substancias gordurosas, que se extraem dos frutos e sementes das plantas por pressão a frio e decantação. Apresentam como propriedade a redução do colesterol no sangue. Por suas propriedades podem ser laxantes ou purgantes, hipolipemiantes (redutores do colesterol) e emolientes.

ALCALÓIDES:
são substancias nitrogenadas muito complexas, de reação alcalina e que mesmo em pequenas doses produzem grandes efeitos sobre todo o organismo. São substâncias muito ativas que podem curar doenças graves, mas que podem também intoxicar caso não sejam usadas corretamente.

TANINOS:
São compostos fenólicos, que coagulam a gelativa e outras proteínas, formando sobre a pele e mucosas uma camada seca e resistente à putrefação. Possuem propriedades adstringentes, hemostáticas, anti-sépticas e tonificantes. Quando ingeridos em doses elevadas, os taninos podem impedir a absorção de certos minerais como o cálcio e o ferro, da mesma forma que das vitaminas. As plantas mais ricas são: agrimônia, amieiro, avenca, bistorta, carvalho, castanheiro, chá-preto, faia, hamamélis, morangueiro (folhas), nogueira, salgueirinha, ulmeiro, etc.



Adicione aos favoritos http://guiadeplantas.blogspot.com